« Anterior 10/07/2014 - 09:36 Próxima »
Olhos bons e maus.


�A candeia do corpo s�o os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser� luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo ser� tenebroso.�
Lucas 11:34

Como � que os olhos s�o a candeia do nosso corpo? O que significa olhos bons e olhos maus? Qual o significado de nosso corpo ser luminoso e tenebroso?

�Ent�o Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andar� em trevas, mas ter� a luz da vida.� Jo 8:12). �Eu sou a luz vinda ao mundo para que todo aquele que cr� em mim n�o permane�a nas trevas.� (Jo 12:46). Depois ensinou que: �V�s sois a luz do mundo. N�o se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; �Assim resplande�a a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que est� nos c�us.� (Mt 5:14,16).

Trevas � sin�nimo de ignor�ncia, desconhecimento das coisas mais importantes � vida. Se os nossos olhos n�o restaurados para ver o bem, estar�o sempre prontos para ver o mal estaremos em trevas e agiremos mal, como disse o Senhor: �Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, ser� inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.� (Lc 11:36). E aconselha: �V�, ent�o, que a luz que em ti h� n�o sejam trevas.� (Lc 11:35). Olhos maus, em trevas, fazem ju�zos errados provocam dist�rbios entre a sociedade. Tiago diz que �A l�ngua tamb�m � um fogo; sim, a l�ngua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.� Tg 3:6).

Os olhos e a l�ngua podem colaborar, tanto no servi�o para Deus, que � Luz, como no servi�o para Satan�s, que � trevas. Como afirmou o Senhor: �Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e n�o vem para a luz para que as suas obras n�o sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de ser manifesto que as suas obras s�o feitas em Deus.� ( Jo 3:20,21). Ele disse que os olhos podem levar-nos ao inferno: �Ouvistes que foi dito: N�o adulterar�s. Eu, por�m, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobi�ar, j� em seu cora��o cometeu adult�rio com ela. Se o teu olho direito te faz trope�ar, arranca-o e lan�a-o de ti; pois te � melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lan�ado no inferno.� (Mt 5:27-29).

Ningu�m arranque os olhos, mas retire-os do mal, que o faz trope�ar, e siga o s�bio conselho do ap�stolo Paulo: �Portanto nada julgueis antes do tempo, at� que venha o Senhor, o qual n�o s� trar� � luz as coisas ocultas das trevas, mas tamb�m manifestar� os des�gnios dos cora��es; e ent�o cada um receber� de Deus o seu louvor.� (1 Co 4:5). Se fizer isto evitar� os erros cometidos pela l�ngua. Para isso acontecer � mister tomar em considera��o esta instru��o: �A noite � passada e o dia � chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.� (Rm 13:12). �pois outrora �reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.� (Ef 5:8). �e n�o vos associeis �s obras infrutuosas das trevas, mas, de prefer�ncia, condenai-as� (Ef 5:11). Porque �v�s sois a gera��o eleita, o sacerd�cio real, a na��o santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;� (1 Pd 2:9).

E Jo�o tem igualmente algo a ensinar-nos sobre o assunto em causa: �E esta � a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus � luz, e nele n�o h� trevas nenhumas.� (1 Jo 1:59. �Se dissermos que temos comunh�o com ele e andarmos nas trevas, mentimos e n�o praticamos a verdade;� (1 Jo 1:6). O amor pr�tico � fundamental para a comunh�o sincera entre n�s e Deus e uns com os outros. Sem um amor s�lido � imposs�vel exercitar a comunh�o real com quem quer que seja. �Aquele que ama a seu irm�o permanece na luz, e nele n�o h� trope�o. Mas aquele que odeia a seu irm�o est� nas trevas, e anda nas trevas, e n�o sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.� (1 Jo 2:10,11).

Quem n�o ama permanece na morte. Todo o que odeia a seu irm�o � homicida; e v�s sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.� (1 Jo 3:14,15). E continua a instru��o: �Se algu�m diz: Eu amo Deus, e odeia seu irm�o, � mentiroso. Pois quem n�o ama seu irm�o, ao qual viu, n�o pode amar Deus, a quem n�o viu. E dele temos este mandamento, que quem ama Deus ame tamb�m seu irm�o.� (1 Jo 4:20,21). Ou conforme a instru��o do Senhor: �Sede misericordiosos como vosso Pai tamb�m � misericordioso. N�o julgueis e n�o sereis julgados; n�o condeneis e n�o sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.� (Lc 6:36,37).
Por conseguinte, os olhos s�o a luz do nosso corpo quando usados para o bem. Se forem usados para o mal tornam-se trevas e nossos corpos n�o brilham neste mundo em trevas. Um corpo luminoso � aquele que tem a vida de Cristo e vive de acordo com os seus ensinamentos. Um corpo tenebroso � aquele que vivem sem Cristo e, por este motivo, n�o pode viver de acordo com os seus ensinamentos. Assim como disse J�: �Na verdade, a luz do �mpio se apagar� e n�o resplandecer� a chama do seu fogo. A luz se escurecer� na sua tenda e a l�mpada que est� sobre ele se apagar�.� (J� 18:5,6).
N�s fomos chamados para ser a luz do mundo.!

Increasing in Him (cjaferreira)



A Paz e a Graça Sejam convosco.





Gospel English version



Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/conversandocomdeus
Sobre * conversandocomdeus
Florian�polis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

13/08/2023


08/07/2023


11/05/2023


03/01/2023


10/10/2022

« Mais fotos


Visitas
Total: 371.110

Feed RSS

Favoritos

jesus_cristo
08/07/23

Links
IEJC