« Anterior 04/01/2016 - 15:49 Próxima »
A mentira tem pernas curtas?


Nem sempre, as vezes nem tem pernas, vai depender da habilidade fantasiosa e astuta de quem conta e da sabedoria racional de quem ouve.
N�o podemos tamb�m menosprezar a sabedoria maquiav�lica descrita na B�blia (Tiago 3 : 15), essa � mais dif�cil de combater, mais com ajuda da luz ela n�o vinga por muito tempo.
Em quaisquer dos casos a mentira jamais prevalecer�, e isso � uma quest�o pessoal de Jesus: "Mas nada h� encoberto que n�o haja de ser descoberto; nem oculto, que n�o haja de ser sabido." (Lucas 12 : 2).

Abraham Lincoln certa vez disse: �Nenhum homem tem a mem�ria t�o boa para se tornar um mentiroso bem sucedido.�
O problema insol�vel para os mentirosos � o "efeito domin�" que ela causa, precisam sustentar a mentira sempre contando outra mentira quando s�o amea�ados pela verdade, e a pr�pria natureza cerebral � incapaz de viver o tempo todo na mentira, pois n�o h� sabedoria iluminada alguma nela.

No geral, as mentiras podem ser agrupadas em 3 categorias:
1. Mentiras que servem para proteger o mentiroso.
2. Mentiras que servem para evitar tens�o ou conflito.
3. Mentiras que servem para n�o magoar outra pessoa.

Um bom conselho que posso dar para evitar mentir seria esse:
Voc� fala se quiser ou quando quiser se estiver desconfort�vel diante de uma indaga��o, mas n�o minta.
Al�m disso muitas perguntas podem partir de pessoas fofoqueiras que gostam de fazer contendas entre as pessoas, fuja desses tipos.
Tagarelas tamb�m n�o s�o boas companias.

Independente de qual o motivo para se contar uma mentira, quase sempre � poss�vel descobrir um mentiroso. Podemos at� mentir com nossas palavras, mas nossa comunica��o n�o-verbal sempre deixar� pistas que, ao olhar de algu�m atento, n�o passar� em branco. Em alguns casos raros, como o de algumas pessoas com desvios psiqui�tricos, como o de alguns psicopatas, detectar um mentira pode ser um desafio.

No livro �You Can�t Lie to Me�, da especialista em linguagem corporal e detec��o de mentiras, Janine Driver, ela cita algumas ferramentas que s�o usadas para desmascarar um mentiroso. Muitas das ferramentas j� s�o usadas e testadas por departamentos de pol�cia ao redor do mundo por d�cadas em seus interrogat�rios. Os fundamentos para detectar uma mentira s�o:

1. Estabele�a a baseline
O comportamento das pessoas varia drasticamente conforme a idade, condi��o social, situa��o financeira, n�vel cultural ou mesmo familiaridade com o ambiente. Por isso, � fundamental sempre come�ar estabelecendo o padr�o de comportamento da pessoa quando ela est� relaxada, falando sobre alguma coisa que ela tem familiaridade. Por isso, no in�cio, procure estabelecer rapport com a pessoa, conversar sobre coisas que ela est� acostumada. Esse ser� seu padr�o de compara��o.

2. Fa�a a mesma pergunta, de formas diferentes
Nos interrogat�rios a pol�cia faz a mesma pergunta, de forma diferente, pelo menos 3 vezes. Essa � uma das formas mais f�ceis de desmascarar quando algu�m est� mentindo, porque fica f�cil descobrir inconsist�ncias no discurso. Por exemplo, voc� poderia perguntar, �quantos anos voc� tem?�, �qual ano que voc� nasceu?�, �quando voc� se formou no ensino m�dio?�. Note que todas essas perguntas levam ao mesmo lugar. No entanto, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente voc� conseguir� notar alguma inconsist�ncia ou dificuldade para responder.

3. Fa�a perguntas abertas
Outra poderosa arma durante os interrogat�rios s�o as perguntas abertas. Comece com coisas como �Me fale mais sobre�� ou �Como voc� explica��. Ap�s a resposta, continue em sil�ncio, olhando a pessoa. Esse sil�ncio ir� gerar desconforto e, se a pessoa estiver mentindo, ela ir� voltar a falar de forma apressada, tentando cobrir as lacunas que ela acredita que pode ter deixado. Desconfie se a pessoa tenta dar detalhes em excesso ou apresenta um discurso ou fala diferentes daqueles observados durante a baseline.

4. Observe altera��es de humor
Mentir gera estresse f�sico e psicol�gico. Para mentir as pessoas precisam recriar uma realidade que n�o existe. Esse processamento mental dobrado, aliado ao medo de serem pegas, fazem as pessoas se tornarem mais irritadas ou impacientes. Mais uma vez, procure definir qual � a baseline da pessoa e veja se ela demonstra qualquer sinal de desconforto ou irrita��o quando est� falando sobre o assunto.

5. Observe sinais da linguagem corporal
Pessoas em situa��es de estresse e perigo tendem a ficar na defensiva. Ao contar uma mentira as pessoas inconscientemente projetam uma postura defensiva, geralmente cruzando bra�os, pernas. Outros sinais para procurar incluem tiques nervosos, co�ar o rosto, nariz, colocar a m�o no pesco�o, apontar os p�s numa dire��o contr�ria ao interlocutor, contrair os ombros. Podem at� parecer coincid�ncia, mas geralmente esses pequenos sinais s�o fortes indicadores de que h� alguma coisa errada.

6. Decodifique microexpress�es faciais
Este provavelmente � daqueles sinais mais dif�ceis de detectar. Se voc� j� assistiu � s�rie de TV �Lie to me�, provavelmente j� est� familiarizado com o conceito. Em linhas gerais, n�s expressamos nossas emo��es atrav�s da contra��o ou relaxamento de alguns m�sculos faciais. Pioneiro no estudo das microexpress�es faciais, o Dr. Paul Ekman, identificou sete emo��es humanas b�sicas: alegria, tristeza, avers�o, medo, surpresa, raiva e desprezo. Cada uma dessas emo��es � representada por uma express�o facial bem definida. Quando o mentiroso tenta forjar uma emo��o, � poss�vel dizer que a express�o n�o � genu�na. Por exemplo, felicidade. O sorriso for�ado n�o contrai os m�sculos ao redor dos olhos, somente a boca. Caso voc� queira entender melhor como funciona cada uma dessas express�es, recomendo que voc� pesquise pelos trabalhos do Dr. Ekman.

Contar uma mentira, al�m de gastar grande processamento mental, tamb�m causa desconforto, estresse. Com um pouco de aten��o � poss�vel desmascarar um mentiroso pelas suas inconsist�ncias, falhas de discurso, altera��o de humor, linguagem corporal defensiva, microexpress�es faciais. Procure observar com calma cada um desses sinais e, com um pouco de pr�tica, voc� ser� capaz de se tornar um detector humano de mentiras.

Concluindo, quem disser que n�o mente, segundo a B�blia � mentiroso, mas como crist�os devemos evitar a todo custo mentir, pois � abomina��o aos olhos do SENHOR, independente de motivos que possamos querer para justificar a mentira.
N�o podemos em hip�tese alguma viver mentindo porque n�o haver� miseric�rdia do SENHOR naquele dia.
Lembremos que Jesus odeia a mentira, sendo ele a pr�pria verdade.

"E n�o entrar� nela coisa alguma que contamine, e cometa abomina��o e mentira; mas s� os que est�o inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Apocalipse 21 : 27)

Vivamos pela Gra�a e na Gra�a...

Guto Lopes



A Paz e a Graça Sejam convosco.





Gospel English version



Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/conversandocomdeus
Sobre * conversandocomdeus
Florian�polis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

13/08/2023


08/07/2023


11/05/2023


03/01/2023


10/10/2022

« Mais fotos


Visitas
Total: 372.331

Feed RSS

Favoritos

jesus_cristo
08/07/23

Links
IEJC