« Anterior Próxima »
O minist�rio da mentira. ( parte 1 ).


As 'palavras certas' no conv�vio com os outros s�o cada vez mais pura mentira. Pois apresentar a verdade em doses reduzidas facilita a vida. Os americanos chamam essa 'forma elaborada' de comunica��o de 'mentiras brancas'. Aqueles que sempre dizem a verdade s�o considerados irremediavelmente ing�nuos. Al�m disso, eles facilmente ganham inimigos. Calcula-se que uma mentira vem aos nossos l�bios cerca de 200 vezes por dia, em m�dia uma a cada 5 minutos. Come�ando por falsos elogios ('Voc� est� com excelente apar�ncia!') at� mentiras descaradas ('Hoje eu n�o posso ir ao escrit�rio, estou gripado').
H� alguns anos ocupam-se com o mist�rio da mentira n�o apenas fil�sofos, mas tamb�m cientistas pol�ticos e psic�logos. O resultado das pesquisas sobre a mentira:
� Mentira e engano est�o nos nossos genes, foram e s�o o motor da evolu��o. Os bi�logos presumem que o desenvolvimento do c�rebro humano s� foi poss�vel por ter que lidar com enganos.
� N�s adulamos, engodamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favor�vel. Principalmente os c�njuges e familiares s�o enganados de maneira intensa. Eles s�o v�timas de dois ter�os de todas as mentiras graves � segundo as an�lises de di�rios da psic�loga americana Bella DePaulo da Universidade da Virg�nia em Charlottesville.
� Talento para enganar � sinal de intelig�ncia � um fator de sucesso, t�o �til como perspic�cia, intui��o ou criatividade. 'O sucesso profissional de um executivo depende em 80% da sua intelig�ncia social', afirma Howard Gardner, psic�logo da Harvard School of Education. Tamb�m Peter Stiegnitz, um pesquisador da mentira em Viena (�ustria), pensa que os 'carreiristas preferem trabalhar com jeito e charme ao inv�s de faz�-lo com aplica��o e perseveran�a'.
O objetivo da educa��o diplom�tica: as crian�as j� aprendem desde cedo que � melhor n�o dizer � sua antip�tica tia que acham o beijo lambuzado dela nojento. A alegria dissimulada da m�e ao receber o presente de Natal in�til, os doces escondidos furtivamente e a lei do sil�ncio sobre inconvenientes familiares s�o modelos e treinamento para as mentiras di�rias no futuro.
Entretanto, as crian�as s� compreendem a necessidade de mentir entre o segundo e quarto ano de vida, e isso ocorre tanto mais cedo quanto mais inteligentes elas forem. At� ent�o elas n�o sabem distinguir entre fantasia e realidade. Quando descobrem, ent�o, qu�o refinadamente � poss�vel lograr os outros, elas o fazem primeiramente em proveito pr�prio � a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa. Mais ou menos a partir dos oito anos de idade elas aprendem a diferenciar a simpatia verdadeira da falsa.
No m�ximo durante a adolesc�ncia os jovens aprendem a distinguir com certa precis�o se algu�m est� sendo sincero ou n�o... (Focus)
� vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito 'mentira' ou com a pr�pria mentira. H� pesquisas e estudos sobre a mentira, tenta-se explic�-la, procura-se a sua origem, mas em geral ela � considerada inofensiva, sim, at� mesmo uma necessidade da vida e, em �ltima an�lise, como algo bom.
Entretanto, como em todas as quest�es relativas � vida, tamb�m sobre a mentira somente a B�blia � e n�o quaisquer 'pesquisadores da mentira' � pode nos dar a melhor orienta��o. Ela nos mostra que a mentira n�o � um mist�rio, conforme diz o artigo citado, mas um pecado h� muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos est� escrito: 'Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira...' (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a hist�ria da humanidade. Ela � a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas l�grimas.
A mentira n�o tem sua origem na evolu��o, mas em Satan�s � ele � chamado 'pai da mentira'. O Senhor Jesus Cristo mostrou isso de maneira inequ�voca quando disse: 'V�s sois do Diabo, que � vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princ�pio e jamais se firmou na verdade, porque nele n�o h� verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe � pr�prio, porque � mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, n�o me credes' (Jo 8.44-45). Assim, o pecado s� entrou no mundo por meio da mentira, pois Satan�s enganou os primeiros seres humanos atrav�s da mentira: '� certo que n�o morrereis... mas sereis como Deus' (Gn 3.4-5). A realidade da mentira e do pecado em si falam contra a evolu��o e a favor do relato da B�blia, de que somos uma cria��o ca�da.
Com toda a certeza a mentira n�o � indica��o de intelig�ncia, mas um sinal caracter�stico de uma vida sem Deus, que n�o ama a verdade e � a identifica��o de uma natureza pecaminosa. Em 1 Jo�o 2.21 est� escrito: '...mentira alguma jamais procede da verdade.' Por isso, a crescente tend�ncia para a mentira em nossos dias tamb�m � um sinal evidente dos tempos finais: 'Ora, o Esp�rito afirma expressamente que, nos �ltimos tempos, alguns apostatar�o da f�, por obedecerem a esp�ritos enganadores e a ensinos de dem�nios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que t�m cauterizada a pr�pria consci�ncia' (1 Tm 4.1-2).


Norbert Lieth



A Paz e a Graça Sejam convosco.





Gospel English version




Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/conversandocomdeus
Sobre * conversandocomdeus
Florian�polis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

13/08/2023


08/07/2023


11/05/2023


03/01/2023


10/10/2022

« Mais fotos


Visitas
Total: 372.297

Feed RSS

Favoritos

jesus_cristo
08/07/23

Links
IEJC